Fazem sete anos que nasceu o Bar da Gema, fruto da amizade de Leandro e Luiza que começou na sala de aula da faculdade de gastronomia. A ideia dos dois era criar um boteco tradicional, com um cardápio bem criativo. Graças a muito trabalho da dupla, o sonho deu muito certo e hoje o da Gema é reconhecido e super premiado (foi segundo colocado na edição de 2010 do Comida Di Buteco com o “Fondue da Gema” e primeiro na edição de 2011 com o “Doce subsolo do buteco”).
Sem dúvida nenhuma o lugar é um dos meus botequins preferidos. Adoro tudo que é servido lá. Conheci o bar durante a edição do concurso do ano passado e não larguei mais. Na ocasião, o prato servido foi “A dama e o vagabundo” – dupla de minicachorros-quentes nos sabores de linguiça artesanal e língua desfiada coberta com tomates cerejas confitados. Ambos acompanhavam crispys de batata doce, servidos com ketchup de maça e maionese de laranja. Uma quebra de paradigma para quem não suporta “língua”; comi e adorei!
A partir daí voltei algumas vezes ao Bar da Gema para provar outras delícias do cardápio. Recomendo muito o pastel de feijoada e o caldo de costela com pirãozinho. São divinos. Mais a minha paixão mesmo é a polenta com rabada (dados de angu frito cobertos por carne de rabada desfiadinha). Diferente e deliciosa. Uma iguaria que não se pode deixar de provar!
Ontem foi o dia de ir lá conferir o prato concorrente do Comida Di Buteco 2016. O salão simples, decorado com imagens de São Jorge e painéis com matérias e prêmios da casa, estava lotado. Mais valeu a pena esperar. O prato deste ano é o “Samba de panela” (R$ 25,90). São minibifes de panela servidos com purê de batata com manjericão, pimentões coloridos e cebola roxa no molho de gengibre. Sabe comida de vó? Pois é, uma gostosura! Pra coroar o dia, eu e a minha “turminha” fomos “brindados” com um bate -papo com a Luiza que veio até a nossa mesa nos cumprimentar. Uma simpatia. Sabe aquele tipo de pessoa que se pode conversar por horas? A chef nos falou um pouco sobre o petisco deste ano e do seu trabalho a frente da casa. Ficamos de voltar outro dia pra ela me contar alguns segredos do meu prato preferido do bar; a polenta com rabada.
Ah, pra quem não conhece, outra dica imperdível é que todas as terças, o da Gema serve a “Coxinha da Luiza”. O “clássico salgado” com massa levinha e super bem temperado, já ganhou prêmio de melhor coxinha na edição de 2014 do Comer & Beber da revista Veja Rio. Vale conferir!
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 615 – loja C/D – Tijuca
Telefone: (21) 3549-0857 / (21) 3549-1480
Terça a sexta – 18h à 0h (excepcionalmente durante o concurso o bar está abrindo também as segundas)
Sábado – 13h à 0h
Domingo – 13h às 18h
Feriado sob consulta