Criado em 2008, pela chef Kátia Barbosa para a primeira edição do Comida di Buteco no Rio de Janeiro, o bolinho de feijoada do Aconchego Carioca ficou em segundo lugar do concurso naquele ano. Mas desde então, a receita virou um sucesso e talvez hoje seja, sem dúvida nenhuma, uma das mais copiadas pelos botecos da cidade.
Dizem que a inspiração para a criação da iguaria surgiu em Belo Horizonte, durante um festival de gastronomia, quando Kátia experimentou um bolinho de feijoada e ficou decepcionada com o sabor, apesar de ter achado a ideia genial. A partir daí a dona do Aconchego resolveu criar a sua própria versão, chegando a “fórmula” que ganhou fama e virou sensação.
A receita não tem mistério, a própria chef já revelou algumas vezes, mas o resultado final é incrível – já fazem muitos anos que experimentei o bolinho pela primeira vez e até hoje não comi um igual.
Confira abaixo a receita do famoso petisco que faz a “cabeça” de todo “botequeiro”:
Ingredientes:
500 gramas de feijão preto
100 gramas de carne seca (dessalgada e cortada em cubos)
100 gramas de lombo (dessalgado e cortado em cubos)
100 gramas de costelinha (defumada)
1 linguiça calabresa (cortada em cubos)
1 paio (cortado em cubos)
3 dentes de alho
3 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeite
sal à gosto
300 gramas de farinha de mandioca crua
1 colher de sopa de polvilho azedo
2 maços de couve cortada em tiras
250 gramas de bacon (para refogar a couve) cortado em cubos
2 dentes de alho (para refogar a couve)
farinha para empanar
Modo de fazer:
Numa panela de pressão coloque dois litros de água, o feijão preto, a carne seca, o lombo, a costelinha defumada, a lingüiça calabresa, o paio e as folhas de louro. Deixe cozinhar em fogo médio por cerca de uma hora, contados após pegar pressão.
Depois de cozido, transfira o feijão, o caldo e as carnes para um liquidificador e bata bem. Em um panela grande, refogue o feijão batido com o azeite e o alho. Acerte o sal, se necessário. Lentamente vá adicionando a farinha de mandioca para fazer um tutu. Mexa bem até soltar do fundo da panela. Deixe em uma vasilha para esfriar. Depois de frio, acrescente o polvilho azedo e mexa bem a massa para que fique homogênea e bem lisinha. Reserve.
Em uma outra panela, doure o bacon cortado em cubos e os dentes de alho. Acrescente a couve em tiras, para refogar, e sal a gosto.
Para montar os bolinhos, pegue uma porção da massa e abra um disco na palma de uma mão (como um pequeno hamburguer gordinho), adicione uma colher da couve refogada no centro do bolinho e
feche bem. Passe na farinha para empanar e frite os bolinhos em óleo bem quente.
Voilà! Agora é só colocar a cerveja pra gelar e chamar os amigos pra “botecar”!